Igreja Presbiteriana do Brasil em Santo Anastácio/SP

A Igreja Presbiteriana do Brasil tem como marco inicial, a chegada do Rev. Ashbel Green Simonton ao Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1.859. O ano de 1.929 marca o início da obra Presbiteriana em Santo Anastácio, o Rev. Celso de Assumpção visitava duas Congregações existentes nas proximidades de Santo Anastácio, a de Ribeirão Claro e Boa Esperança. Havendo transferido-se para Santo Anastácio diversas famílias Presbiterianas, resolveu-se abrir trabalho na cidade, alugando-se um salão, em casa de um dos crentes, onde foi organizada a primeira Escola Dominical, cuja matrícula atingiu oitenta alunos, mas a existência desse trabalho foi por pouco tempo. No domingo, em 15 de abril de 1.956, dando cumprimento à determinação do Conselho da Igreja Presbiteriana de Presidente Prudente o Rev. Celso de Assumpção voltou a Santo Anastácio pregando na casa da consagrada irmã Syria Silva Pacheco, onde foi organizada a Escola Dominical com 92 alunos, e lançada as bases para a futura Congregação, o culto à noite teve uma assistência de cerca de 60 pessoas.
Após dois domingos a Escola Dominical e os cultos da Congregação Presbiteriana de Santo Anastácio passaram a ser realizado em um salão cedido pelos irmãos da Igreja Batista, Sr. Rogério Camacho e Dona Dulce Braga Camacho, inaugurando o seu Templo na Rua Barão do Rio Branco, n° 374 em 10 de agosto de 1.958. Em janeiro de 1.959 a Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil assume o trabalho de Santo Anastácio, designando para ocupar o campo o Rev. Silvino Nogueira, época em que Santo Anastácio ficou sendo sede do Campo Missionário do Pontal do Paranapanema.
A Escola Dominical em 1.956 chegou a alcançar 114 alunos, foi o que levou a organização em Igreja. A “Igreja Presbiteriana em Santo Anastácio” foi organizada em 26 de março de 1.970, a reunião foi presidida pelo Rev. Enolides Fontes, do Presbitério de Botucatu, com 66 membros comungantes e 51 não comungantes, tendo como primeiro pastor o Rev. José Atayde Alves.
Hoje a igreja está sob a responsabilidade do Pastor Rev. Altieres Fernando Miola, que muito tem nos abençoado, isto, devido ao fato que JESUS É O ÚNICO CAMINHO AO PAI. Deus é fiel! Ele cumpre com suas promessas. A igreja foi desafiada, reinauguramos em 26 de março de 2.008 o templo totalmente reformado por dentro, consagrado ao Senhor. Respondendo as nossas orações, adquirimos no início do ano de 2.011 uma área de terras, linda e majestosa.
A “Chácara Peniel” será um recanto para nós presbiterianos desfrutarmos da companhia do Senhor e dos irmãos, um lugar de comunhão, quebrantamento, restauração e edificação. Até aqui nos ajudou o Senhor. A igreja existe porque Jesus Cristo a estabeleceu. Ela é mais que vencedora porque o seu fundamento é Cristo. Afinal, a “Igreja Presbiteriana em Santo Anastácio” existe para glorificar a Deus em obediência à tarefa da Evangelização, fazendo e equipando discípulos através de todos os seus ministérios.
Temos como propósito: “Apresentar Cristo como Senhor e Salvador a todo homem, ensinando os convertidos a viver o cristianismo autêntico, servir a Deus em um ministério, exercitar a comunhão e o cuidado mútuo, e glorificar a Deus com suas vidas”.